Rinoplastia

rinoplastia

A rinoplastia ou cirurgia plástica de nariz surgiu na Índia com o objetivo de recompor os narizes de mulheres adúlteras e ladrões que eram castigados com a sua mutilação – ainda hoje, um dos retalhos usados para a reconstrução é conhecido como retalho indiano.

Atualmente, a rinoplastia é amplamente realizada para fins estéticos, para corrigir pequenas imperfeições, diminuindo ou aumentando o tamanho e mudando o formato da ponta e a forma do abaulamento do dorso do nariz. É indicada também para correção de deformidades traumáticas e ainda para corrigir disfunções. Se houver alterações da respiração por algum problema interno (septo, seios da face, cornetos), pode-se aproveitar a cirurgia para corrigir isso ao mesmo tempo.

Como não existe um modelo perfeito de nariz, o cirurgião plástico deve observar o equilíbrio estético entre as proporções do rosto e do órgão para que a face fique natural e autêntica. As expectativas e limitações são discutidas com o paciente para que ele se sinta satisfeito com o resultado.

Este procedimento é um grande desafio para os cirurgiões, pois trata-se de uma estrutura complexa e delicada, formada por partes ósseas e cartilaginosas que serão remodeladas. Por isso, exige do cirurgião uma habilidade de alto grau e sensibilidade para torná-lo mais elegante e harmônico em relação ao rosto do paciente.

A cirurgia dura cerca de uma a três horas, dependendo do caso, e a anestesia pode ser local, ou geral, de acordo com a avaliação do médico. O tempo de internação é normalmente de 12h a 24h. Em alguns casos, os mais simples, o paciente pode ser liberado para ir para casa no mesmo dia, em menos de 12h.
Esse procedimento, na maioria absoluta das vezes, não deixa cicatrizes já que os cortes são feitos na parte interna do nariz – a pele é descolada das cartilagens e do osso e estes são tratados. Após a cirurgia, o paciente fica com um curativo e uma proteção de gesso por uma semana. website headers . O inchaço vai regredindo gradativamente, principalmente, após o terceiro dia. Pelo menos, três meses são necessários para observar o resultado final.