Lipoaspiração. As verdades e mentiras sobre o procedimento

lipoaspiracao

1- É verdade que a lipoaspiraçao é a cirurgia mais procurada hoje em dia?

Sim, a lipoaspiração é o procedimento cirúrgico mais procurado, ela é responsável por mais ou menos 45% dos procedimentos estéticos realizados.

2- Qual a diferença entre lipoaspiração, hidrolipo e lipo light?
Na realidade essas denominações significam o mesmo procedimento, ou seja, tudo é lipoaspiração, porém médicos criam novas denominações para atrair pacientes.Em toda lipoaspiração é infundido solução salina com adrenalina, podendo adicionar anestésicos locais.

3- Quais são os tipos de lipoaspiração?
Temos hoje a lipoaspiração com cânulas comuns, que podem ser conectadas a seringas ou aparelhos de aspiração, vibrolipoaspiração, onde a cânula faz um movimento vibratório auxiliando a aspiração da gordura, lipoaspiração assistida por ultrassom, onde as células de gordura são clivadas e depois aspiradas e finalmente a lipoaspiração assistida por laser. O importante é o cirurgião escolher o método que melhor se adapte, pois o resultado é cirurgião dependente.

4- Onde devemos realizar esse procedimento? Pode ser feito em consultório?
Apesar de parecer um procedimento inócuo, a lipoaspiração é um procedimento cirúrgico como outro qualquer, devendo sempre ser realizado em centro cirúrgico com a presença do anestesista, tornando assim o ato cirúrgico mais seguro.

5- Qual o tipo de anestesia utilizado?
Vai depender da área a ser aspirada, pois em pequenas áreas pode ser feita anestesia local e em áreas maiores, anestesia geral ou peridural.

6- Há riscos realizando uma lipoaspiração?
Como a lipoaspiração é uma cirurgia, obviamente os riscos serão inerentes à uma cirurgia, porém, como na cirurgia plástica apenas operamos pacientes que estejam plenamente saudáveis, este risco tende a ser menor.

7- Quando posso retornar ao trabalho?
Muitos pacientes retornam ao trabalho após 3 dias de cirurgia, onde é sempre importante neste período que o paciente descanse bastante e faça ingestão de líquidos e isotônicos em abundância, pois na lipoaspiração há perdas hídricas e de sais minerais.

8- Há dor no pós operatório?
Pode haver dor sim, geralmente uma dor de pequena a média intensidade que é tratada apenas com analgésicos comuns, porém há pacientes que têm uma tolerância menor a dor, daí lançamos mão de analgésicos mais potentes.

9 – Quando foi introduzida a lipoaspiração no Brasil?
Tudo começou em 1980 quando o cirurgião francês Yves Gerard Illouz veio apresentar seu trabalho no congresso brasileiro. Houve uma demonstração prática aqui no Rio de Janeiro no Hospital dos Servidores do Estado, porém naquela época as cânulas eram muito calibrosas(em torno de 10-12 mm), hoje são utilizadas cânulas de 2-4 mm, tendo um melhor controle da forma da silhueta do paciente.

10- Quais os cuidados que devemos tomar após a cirurgia?
É sempre importante seguir as orientações dadas pelo seu cirurgião, usar a cinta modeladora, inclusive para dormir, sessões de drenagem linfática também ajudam na recuperação e claro evitar exercícios físicos por pelo menos 15-20 dias. tld list . Latin dictionary